O Câncer de pele é muito comum e representa 25% de todos os cânceres malignos diagnosticados. Sua incidência nos últimos 10 anos aumentou e os cânceres tipo carcinoma representam 85% enquanto o melanoma representa 5% dos cânceres malignos.
A importância de sua detecção precoce consiste na alta taxa de cura se diagnosticado no início de sua evolução.
As pessoas que possuem características da pele clara, olhos claros, cabelos claros, sardas, parentes com história de câncer de pele, quando expostas ao sol não bronzeiam apenas se queimam possuem maior suscetibilidade de desenvolver lesões cancerosas ao longo da vida.
A exposição solar deve ser controlada e cautelosa durante a infância e adolescência uma vez que o dano solar tem efeito cumulativo e por isso provoca alterações na nossa pele até 10 anos após a exposição.
O UVA está presente em grande intensidade durante todo o dia e é responsável pela alteração da pigmentação da pele (manchas), envelhecimento da pele (por sua profunda penetração na pele, atinge as fibras colágenas), diminuição de elasticidade cutânea e também desencadeia o câncer de pele.
O UVB está presente em maior quantidade das 10hs às 16hs. Por este motivo devemos evitar a exposição solar neste período. O UVB é responsável pela inflamação da pele (queimadura, vermelhidão) e pelo desenvolvimento de lesões cancerosas.
Nas câmaras de bronzeamento artificial os raios utilizados em maior quantidade são os ultravioletas A (96%), porém estes também causam câncer de pele, manchas escuras e envelhecimento acentuado. Por este motivo o bronzeamento artificial deve ser evitado.
Os três tipos de câncer de pele variam quanto a sua forma de apresentação, evolução e chance de cura.
Os carcinomas apresentam-se clinicamente como lesões nodulares ou feridas que não cicatrizam, localizadas geralmente em áreas expostas ao sol e apresentam alto índice de cura se diagnosticados precocemente.
O melanoma é o tipo mais maligno, que surge a partir de uma pinta congênita ou adquirida ao longo da vida. Sua evolução é rápida e mais agressiva podendo gerar metástases para outras partes do corpo.